segunda-feira, 11 de maio de 2009

A realidade apontada em “Crash - No limite”



Podemos estabelecer uma relação entre o texto e o filme, uma vez que, ambos tratam da diversidade cultural, da não aceitação do outro, da perda de nossas identidades e do pré- julgamento que fazemos dos outros. Crash começa relatando que existem muitas cidades onde podemos observar uma vasta diversidade cultural, mais que em Los Angeles, cidade onde se passam as historias do filme, ela se apresenta de forma muito marcante. Com diversos personagens que se cruzam em histórias interligadas, o filme trata das diferenças em uma grande cidade e de como isso incomoda as diversas pessoas que vivem nesse mesmo espaço urbano, sempre à beira de alguma explosão social. Ao mesmo tempo em que as várias histórias do filme acabam se cruzando, elas mostram que os diferentes grupos étnicos e sociais podem, a qualquer momento, precisar do auxílio do “outro”. O texto Currículo, Conhecimento e Cultura semelhantemente vem tratar da importância de se reconhecer a si mesmo e ao outro, de saber viver com as diferenças, ou aceitarmos as diferenças.

A realidade apontada no filme e descrita no texto nos mostra como é fácil colocar a si mesmo, ou ao seu próprio grupo étnico, no topo de uma certa “hierarquia evolutiva”. Assim, os grupos engrandecem seus próprios valores e questionam, ainda que inconscientemente, os valores dos outros, criando, dessa forma, uma situação de conflito que em nada parece ser proveitosa. O texto também fala sobre a errónea mania que temos de rotular as pessoas e no filme temos diversos exemplos deste, tais como quando a esposa de um promotor público da alta sociedade
acha que o chaveiro é marginal, porque ele é careca e tem tatuagens. Fazendo uma alusão de que todo careca tatuado é marginal. Vemos também que o querer ser aceito em um determinado grupo faz com que nós nos anulemos para nos tornarmos iguais aos outros, no filme a historia do diretor de TV afro-americano rico e bem sucedido que anula suas raízes culturais afim de ser aceito e reconhecido.

O texto destaca também que é necessário que nos enquanto professores, deixemos de ter uma visão homogénea e esteriotipada de nossas identidades culturais e busquemos favorecer uma visão dinâmica, contextualizada e plural. Afim de reconhecer, renomear e trabalhar nossas raízes culturais. Estimulando que se fale de diversas formas de como se perceber a construção de nossa identidade, através da socialização em pequenos grupos. Com o objetivo principal de construir a identidade cultural de cada um.

"Confira abaixo o trailer do filme, garanto que se você ainda não assistiu, vai querer assistir"



*[arquivo atualizado em 02 de Junho de 2009]
  • Atividade complementar do dia 05/05/09
Texto: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA e o Filme Crash no limite

Bibliografia:
  • do texto: [Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p.
  • do filme: Crash - No Limite(Crash, 2004) »Direção: Paul Haggis »Roteiro: Paul Haggis, Robert Moresco »Gênero:Drama »Origem: Alemanha/Estados Unidos »Duração: 113 minutos »Tipo: Longa

Um comentário:

  1. Nathália, sua reflexão sobre o filme está interessante, porém, senti falta de uma maior relação com o texto de Antonio Flavio e Vera Candau. Que tal refletir um pouco mais? Lembre-se que o filme trata de questóes culturais muito diferenciadas, mas localizadas num mesmo espaço. Como a escola pode contribuir para superar a visão preconceituosa? De que forma o currículo pode ser refletido no sentido de ser trabalhado dentro de uma visão multicultural? Pense a respeito...
    Abs
    Ivan

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