Olá! A partir de hoje vocês poderam acompanhar o desenvolvimento de minhas aulas de EEPP III (Escola Espaço Politico e Pedagogico III) no curso de Pedagogia da FEBEF/UERJ. Bem como o grau de compreenção que eu obtive na leitura e discussão dos textos indicados pelo professor, pois farei postagens semanais contendo reflexões de minha autoria e contribuições de diversos autores correspondentes aos temas discutidos em cada aula. Espero que esta aprendizagem seja muito proveitosa para mim e quem sabe para vocês também. Até mais...
Própositos e descritores da avaliação
PROPÓSITOS GERAIS:
1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2.Estabelecer a integração entre teoria e prática no âmbito das práticas educativas;
3.Evidenciar compreensões sobre os diversos fundamentos teóricos que tratam do campo do currículo;
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5.Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
DESCRITORES DE AVALIAÇÃO:
1.Cumprimento dos propósitos gerais;
2.Cumprimento de propósito específico;
3.Cumprimento de prazos;
4.Apresentação de análise do material incluído;
5.Apresenta propostas/formulações/recomendações que articulam teoria-prática;
6.Apresenta textos com correção (aspectos gramaticais, coerência e coesão entre as idéias, fundamentação teórica, argumentação fundamentada, linguagem acessível a boa compreensão do texto)
7.Presença de reflexão sobre o processo de aprendizagem e de avaliação (visão crítica e de auto-avaliação)
8.Construção ao longo do semestre
9.Apresentação de síntese conclusiva, enfatizando, inclusive o que representou o portfólio como procedimento de avaliação formativa.
10.Apresentação de avaliação final do trabalho.
Obs: Cada aluno deve elaborar um propósito específico. Este propósito deve refletir o que se pretende no processo de organização e sistematização do conhecimento acerca da disciplina, focalizando sua trajetória na graduação, bem como na sua trajetória profissional.