terça-feira, 5 de maio de 2009

Construindo o conhecimento

O que é um currículo?


"Ao contrário do que muita gente pensa um currículo não é apenas uma folha de papel, onde se coloca seus dados pessoais, escolaridade e experiências profissionais seu significado esta associado a distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemónicas em um dado momento." (Nathália Barbosa)
Podemos definir o currículo como:
  1. os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
  2. as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
  3. os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
  4. os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
  5. os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  6. atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar (o chamado currículo oculto).
O conhecimento escolar é um dos elementos centrais do currículo e sua aprendizagem constitui condição indispensável para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser aprendidos, criticados e reconstruídos por todos os estudantes do pais. Concebemos o conhecimento escolar como uma construção especifica da esfera educativa, não como uma mera simplificação de conhecimentos produzidos fora da escola. Quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, contruidos ensinados e aprendidos nas praticas de utilização da linguagem. A palavra cultura implica portanto, o conjunto de praticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo.
  • Aula do dia 28/04/09
Texto: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

Bibliografia:

[Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p.

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