segunda-feira, 4 de maio de 2009

Caos na educação?


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"

(Mahatma Gandhi)

O caos que podemos observar na educação, nos faz refletir a cerca do que tem ocasionado a decadência dos sistemas educacionais hoje e as possíveis soluções para tal problema. Com base em pesquisas e no que se observa na realidade. Enumeraremos a seguir as principais suspeitas acerca do que possa estar acontecendo.

As suspeitas: O que vemos hoje?
  1. Quanto mais se fala em qualidade de ensino, mais parece estar se perdendo o sentido dos objetivos prioritários da escola.
  2. A precariedade na formação profissional dos professores implica nos baixos resultados da aprendizagem escolar.
  3. Grande distanciamento entre as teorias pedagógicas e a vida diária do trabalho docente.
  4. Boa parte dos formadores de professores resistem a converter os saberes das ciências da educação em saberes pedagógicos.
  5. Redução do interesse investigativo pelas questões pedagógico-didáticas ligadas a qualidade da aprendizagem dos alunos.
  6. Não atentamento para a realidade institucional e social das escolas.
  7. Ocorrência de um certo afrouxamento nas praticas escolares, os quais podem estar contribuindo para manter a exclusão social.
  8. Em certos setores do campo educacional perpassa a crença de que seus pontos de vista são "avançados", o dos demais, "ultrapassados".
Tomando essas suspeitas como base podemos fazer uma reflexão sobre o assunto e até propor ações que possibilitem uma mudança no que esta acontecendo com a educação.

As apostas: O que pode ser feito?

  1. É preciso definir os objetivos de formação a serem promovidos pela escola.
  2. Uma educação de qualidade depende de uma formação teórica e pratica dos professores.
  3. Os professores devem ampliar sua cultura geral, afim de tornar-se sujeitos pensantes e críticos.
  4. Os professores devem possuir domínio dos conteúdos.
  5. Devemos ligar os conteúdos de formação com as experiências vividas na pratica das escolas.
  6. Introduzir na formação de professores uma nova visão do ensinar e aprender.
  7. Reavaliar o perfil dos formadores de professores na formação inicial e continuada.
  8. Investigar mais sobre formas de avaliação dos processos e resultados das ações de formação continuada.
  9. Necessidade de mudanças nas condições salariais e de trabalho.

. Aula do dia 14/04/09

Texto: Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas

Bibliografia: LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

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