"Os livros didáticos devem ser utilizados pelo professor como base para sua pratica. Mas não devem ser seguidos a risca, os professores devem ser criativos e complementa-los com novos conteúdos e informações, afim de aprimora-los para aplicar melhor os conhecimentos contidos neles em sala de aula."(Nathália Barbosa)
Os livro-textos no sistema escolar não são como outros produtos culturais, nem livros comuns numa sociedade de livre mercado, são peculiares em sua concepção, em suas funções e nas leis de produção e consumo pelas quais funcionam. Por isso devem ser muito bem analisados antes de ser inserido em sala de aula. O uso de tais meios é considerado inerente as vezes ao próprio exercício profissional. De fato, é conhecida a dependência do professorado de algum material que se estruture o currículo, desenvolva seus conteúdos e apresente ao professor em termos de estratégias de ensino.
Observe a seguir qual a importância dos materiais didáticos que desenvolvem todo o currículo:
- São tradutores das prescrições curriculares gerais e, nessa mesma medida, construtores de seu verdadeiro significado para alunos e professores.
- São os divulgadores de códigos pedagógicos que levam a pratica, isto é, elaboram os conteúdos ao mesmo tempo que planejam para o professor sua própria pratica; são depositarios de competências profissionais.
- Voltamos a utilização do professor, são recursos muito seguros para manter a atividade durante um tempo prolongado, o que da uma grande confiança e segurança profissional. Facilitam-lhe a direção da atividade nas aulas.
. Aula do dia 23/06/09
Texto: O currículo apresentado aos professores
Bibliografia:
Gimeno Sacristán, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artemed, 2000.
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