terça-feira, 14 de julho de 2009

O professor é o mediador


O professor, deve ter o domínio da prática para desenvolver o currículo nas aulas e fazê-lo sendo coerente com um modelo educativo aceitável implica conectar conhecimentos diversos na hora de atuar. Não basta justapor o conhecimento sobre o aluno, sobre o processo de aprendizagem humano, sobre as condições do meio, da escola, dos meios didáticos, dos grandes objetivos e princípios educativos, etc., mas tudo isso deve integrar-se num tratamento coerente. Cada uma das áreas das quais se compõe o currículo representa tradições culturais e pedagógicas amplas e cabe ao professor interpretá-las e transmiti-las. Entretanto seria um absurdo que o professor tivesse que ser a única fonte das diferentes informações que se podem utilizar e são necessárias para desenvolver o currículo nas diversas áreas ou disciplinas, principalmente num mundo onde os meios de comunicação variados se desenvolveram enormemente.

Existem meios escritos, gráficos, audiovisuais e etc., que o professor pode aproveitar oportunamente numa determinada estratégia de ensino que ele estrutura. Mas existem outros meios estruturadores da própria ação, que oferecem a professores e alunos a estratégia de ensino em si, ainda que seja em forma de esquemas a serem adaptados, a partir da informação que se dirige aos alunos para cumprir com as exigências curriculares. Os livros-texto são exemplos deste último.

. Aula do dia 16/06/09

Texto: O currículo apresentado aos professores

Bibliografia:

Gimeno Sacristán, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artemed, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário