segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mudança de foco

Seria está a solução?


Na linguagem pedagógica cientifica e em muitas teorizações e investigações sobre o ensino ou sobre a instrução, da-se primazia ao estudo do "objetivo" do ato de ensinar e deixasse de lado o que é discutível e problemático: o conteúdo. Desta forma, a atividade, seus agentes e seu contexto desligam-se em muitos casos dos conteúdos aos quais servem. Aí esta o "x" da questão, será que se mudarmos o foco das investigações sobre o ensino, para os problemas que o conteúdo coloca, não conseguiríamos resolver o já tão discutido embate sobre o uso da teoria na pratica diária de nossas escolas.

Transformar em tema central da didatica os conteúdos, junto com os temas que geralmente costumam ser vistos como propriamente didaticos ou metodológicos, implica porem, lutar por uma visão mais ajustada a realidade, mais integradora, oferecer perspectivas mais completas para os professores, ampliar o sentido restrito da técnica. E para isso necessitaremos de uma maior empenho.

. Aula do dia 19/05/09

Texto: O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática?

Bibliografia:

Gimeno Sacristan, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: Gimeno Sacristan, J. Pérez Gomes, A. I Compreender e transformar o ensino. 4.ed., ARTMED, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário