domingo, 7 de junho de 2009

Currículo: Teoria & Prática


Todos nós sabemos que o currículo na prática está muito longe do que é proposto na teoria. Um currículo teórico é confeccionado apartir de estudos e pesquisas de toda a historia da educação e das mudanças ocorridas na mesma, dotado de muitas proposições, mudanças e estratégias e é responsável por definir padrões e normas a serem seguidos no processo de escolarização. Ou seja, é um modelo idealizado do que vem a ser uma educação eficaz e de qualidade, o qual deveria ser utilizado na pratica diária, o que infelizmente não acontece. Seja por motivos adversos ou mesmo por acomodação e desinteresse por parte de alguns professores que recusam-se a adequar seus métodos de ensino as novas realidades sociais presentes em nossas escolas.
No texto o autor centraliza seus questionamentos nessas diferenças, apartir de diversas definições do que vem a ser um currículo.

. Aula do dia 12/05/09

Texto: Currículo: a invenção de uma tradição

Bibliografia:

GOODSON, Ivor F. Currículo: a invenção de uma tradição. 7 .ed., trad. Hamilton Francischetti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (p. 16-28)

Um comentário:

  1. Noticia Apresentar uma Manchete: O que aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteu? Com quem aconteceu? Porque aconteceu?

    ResponderExcluir