
O Portfólio eletrônico já vem sendo utilizado como procedimento de avaliação formativa em algumas universidades e cursos de graduação, principalmente na formação de professores, como no nosso caso, evidenciando bons resultados. Encontramos um exemplo real sendo relatado no seguinte artigo de autoria da Prof° Joana Di Santo: Portfólio como auto-regulador de aprendizagem
Para a elaboração de um portfólio eletrônico deve-se criar um blog o qual abrigara um conjunto de produções do aluno em seu processo vivenciado de aprendizagem e de construção de conhecimento, selecionando de forma auto-avaliativa, critica e cuidadosa, os melhores trabalhos produzidos pelo aluno. Sendo assim cada um de nós, a seu modo, pode expressar e evidenciar o que aprendeu, como aprendeu e o que ainda não aprendeu.
*[arquivo atualizado em 02 de Junho de 2009]
- Aula do dia 07/04/09
Texto: Construindo um portifólio eletrônico
Bibliografia: AMARO DE ARAÚJO, Ivanildo.Construindo um portfólio eletrônico:Situando a avaliação formativa na formação de professores. Rio de Janeiro, 2009.
Bibliografia: AMARO DE ARAÚJO, Ivanildo.Construindo um portfólio eletrônico:Situando a avaliação formativa na formação de professores. Rio de Janeiro, 2009.
Nathália, seu portfólio está muito bacana!! Parabéns!! Sobre a reflexão acerca da avaliação formativa, é interessante que vocë se coloque diante dessa nova proposta: como a vê? que impressões teve inicialmente? e agora? Quais suas expectativas? De que forma ela pode contribuir para uma melhor aprendizagem de vocës? Pense a respeito.
ResponderExcluirAbs
Ivan