Nos não sabíamos o que era um portfólio e nem que ele era utilizado como meio de avaliação formativa. E talvez por isso num primeiro momento não havíamos gostado muito da ideia, pensávamos que teríamos muito trabalho e ate que não conseguiríamos fazê-lo. Porém, apartir do momento em que cada um de nos criou seu blog e começou a dar vida a confecção de seu portfólio, começamos a compreender que nós enquanto alunos temos capacidade de produzir reflexões muito boas sobre diversos assuntos. E com a troca de informações e uma maior familiarização com as diversas ferramentas que estão ao nosso alcance estamos progredindo muito rumo aos nossos objetivos.O Portfólio eletrônico já vem sendo utilizado como procedimento de avaliação formativa em algumas universidades e cursos de graduação, principalmente na formação de professores, como no nosso caso, evidenciando bons resultados. Encontramos um exemplo real sendo relatado no seguinte artigo de autoria da Prof° Joana Di Santo: Portfólio como auto-regulador de aprendizagem
Para a elaboração de um portfólio eletrônico deve-se criar um blog o qual abrigara um conjunto de produções do aluno em seu processo vivenciado de aprendizagem e de construção de conhecimento, selecionando de forma auto-avaliativa, critica e cuidadosa, os melhores trabalhos produzidos pelo aluno. Sendo assim cada um de nós, a seu modo, pode expressar e evidenciar o que aprendeu, como aprendeu e o que ainda não aprendeu.
*[arquivo atualizado em 02 de Junho de 2009]
- Aula do dia 07/04/09
Texto: Construindo um portifólio eletrônico
Bibliografia: AMARO DE ARAÚJO, Ivanildo.Construindo um portfólio eletrônico:Situando a avaliação formativa na formação de professores. Rio de Janeiro, 2009.
Bibliografia: AMARO DE ARAÚJO, Ivanildo.Construindo um portfólio eletrônico:Situando a avaliação formativa na formação de professores. Rio de Janeiro, 2009.

+de+perfect+004.jpg)



Nathália, seu portfólio está muito bacana!! Parabéns!! Sobre a reflexão acerca da avaliação formativa, é interessante que vocë se coloque diante dessa nova proposta: como a vê? que impressões teve inicialmente? e agora? Quais suas expectativas? De que forma ela pode contribuir para uma melhor aprendizagem de vocës? Pense a respeito.
ResponderExcluirAbs
Ivan