terça-feira, 9 de junho de 2009

I° Socialização do BLOG



Apresento-lhes meu PORTFÒLIO

"O valor de todo o conhecimento está no seu vínculo com as nossas necessidades, aspirações e ações; de outra forma, o conhecimento torna-se um simples lastro de memória, capaz apenas - como um navio que navega com demasiado peso - de diminuir a oscilação da vida quotidiana."
(V. O. Kliutchevski)

. Aula do dia 09/06/09


Turma de EEPP III

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


. Aula do dia 02/06/09

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O currículo oculto

O currículo significa aquilo que os estudantes têm oportunidade de aprender através do que é formalmente ensinado e do que, mesmo não sendo explicitado, está latente em algumas práticas pedagógicas bem como em textos, gravuras dos livros didáticos e imagens de vídeos e filmes. Hábitos de ordem, pontualidade, correção, respeito, competição-colaboração, docilidade e conformidade são, entre outros, aspectos inculcados conscientes ou inconscientemente pela escola que denotam um modelo de cidadão. A grande maioria dessas influencias é imposta como norma de fato, aceita sem discussão, como parte do que consideramos normal. A este conjunto, de práticas pedagógicas não explicitadas, chamamos de currículo oculto.

O currículo oculto das praticas escolares tem uma dimensão sócio-politica inegável que se relaciona com as funções de socialização que a escola tem dentro da sociedade, porem, quando todos esses valores fazem parte do currículo explicito da educação social e moral, não mais caberá dizer que são propriamente componentes de sua dimensão oculta. As obrigações que o currículo oculto impõe aos alunos são tão importantes, ou mais para eles, para sua sobrevivência e sucesso na escola, do que as do programa oficial ou explicito, como são também para os próprios professores.

. Aula do dia 26/05/09

Texto: O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática?

Bibliografia:

Gimeno Sacristan, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: Gimeno Sacristan, J. Pérez Gomes, A. I Compreender e transformar o ensino. 4.ed., ARTMED, 1998.

Mudança de foco

Seria está a solução?


Na linguagem pedagógica cientifica e em muitas teorizações e investigações sobre o ensino ou sobre a instrução, da-se primazia ao estudo do "objetivo" do ato de ensinar e deixasse de lado o que é discutível e problemático: o conteúdo. Desta forma, a atividade, seus agentes e seu contexto desligam-se em muitos casos dos conteúdos aos quais servem. Aí esta o "x" da questão, será que se mudarmos o foco das investigações sobre o ensino, para os problemas que o conteúdo coloca, não conseguiríamos resolver o já tão discutido embate sobre o uso da teoria na pratica diária de nossas escolas.

Transformar em tema central da didatica os conteúdos, junto com os temas que geralmente costumam ser vistos como propriamente didaticos ou metodológicos, implica porem, lutar por uma visão mais ajustada a realidade, mais integradora, oferecer perspectivas mais completas para os professores, ampliar o sentido restrito da técnica. E para isso necessitaremos de uma maior empenho.

. Aula do dia 19/05/09

Texto: O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática?

Bibliografia:

Gimeno Sacristan, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: Gimeno Sacristan, J. Pérez Gomes, A. I Compreender e transformar o ensino. 4.ed., ARTMED, 1998.

domingo, 7 de junho de 2009

Currículo: Teoria & Prática


Todos nós sabemos que o currículo na prática está muito longe do que é proposto na teoria. Um currículo teórico é confeccionado apartir de estudos e pesquisas de toda a historia da educação e das mudanças ocorridas na mesma, dotado de muitas proposições, mudanças e estratégias e é responsável por definir padrões e normas a serem seguidos no processo de escolarização. Ou seja, é um modelo idealizado do que vem a ser uma educação eficaz e de qualidade, o qual deveria ser utilizado na pratica diária, o que infelizmente não acontece. Seja por motivos adversos ou mesmo por acomodação e desinteresse por parte de alguns professores que recusam-se a adequar seus métodos de ensino as novas realidades sociais presentes em nossas escolas.
No texto o autor centraliza seus questionamentos nessas diferenças, apartir de diversas definições do que vem a ser um currículo.

. Aula do dia 12/05/09

Texto: Currículo: a invenção de uma tradição

Bibliografia:

GOODSON, Ivor F. Currículo: a invenção de uma tradição. 7 .ed., trad. Hamilton Francischetti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (p. 16-28)