terça-feira, 12 de maio de 2009

Devemos conhecer nossas raízes culturais


O mundo tem passado por muitas mudanças ao longo dos anos, mais as pessoas não tem acompanhado os processos históricos que as motivaram e muitas vezes desconhecem as alterações provocadas por eles em nosso cotidiano. O slide acima, faz uma referência a utilização do currículo como meio de conhecer nossas identidades culturais. Nele você encontrará os objetivos, a situação atual, o que precisa ser mudado e como pode ser feita essa mudança dos conceitos desta busca afim de conhecer nossas identidades culturais.
  • Apresentação em aula no dia 12/05/09
Slide do tópico 4.4 do texto: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

Bibliografia:

[Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A realidade apontada em “Crash - No limite”



Podemos estabelecer uma relação entre o texto e o filme, uma vez que, ambos tratam da diversidade cultural, da não aceitação do outro, da perda de nossas identidades e do pré- julgamento que fazemos dos outros. Crash começa relatando que existem muitas cidades onde podemos observar uma vasta diversidade cultural, mais que em Los Angeles, cidade onde se passam as historias do filme, ela se apresenta de forma muito marcante. Com diversos personagens que se cruzam em histórias interligadas, o filme trata das diferenças em uma grande cidade e de como isso incomoda as diversas pessoas que vivem nesse mesmo espaço urbano, sempre à beira de alguma explosão social. Ao mesmo tempo em que as várias histórias do filme acabam se cruzando, elas mostram que os diferentes grupos étnicos e sociais podem, a qualquer momento, precisar do auxílio do “outro”. O texto Currículo, Conhecimento e Cultura semelhantemente vem tratar da importância de se reconhecer a si mesmo e ao outro, de saber viver com as diferenças, ou aceitarmos as diferenças.

A realidade apontada no filme e descrita no texto nos mostra como é fácil colocar a si mesmo, ou ao seu próprio grupo étnico, no topo de uma certa “hierarquia evolutiva”. Assim, os grupos engrandecem seus próprios valores e questionam, ainda que inconscientemente, os valores dos outros, criando, dessa forma, uma situação de conflito que em nada parece ser proveitosa. O texto também fala sobre a errónea mania que temos de rotular as pessoas e no filme temos diversos exemplos deste, tais como quando a esposa de um promotor público da alta sociedade
acha que o chaveiro é marginal, porque ele é careca e tem tatuagens. Fazendo uma alusão de que todo careca tatuado é marginal. Vemos também que o querer ser aceito em um determinado grupo faz com que nós nos anulemos para nos tornarmos iguais aos outros, no filme a historia do diretor de TV afro-americano rico e bem sucedido que anula suas raízes culturais afim de ser aceito e reconhecido.

O texto destaca também que é necessário que nos enquanto professores, deixemos de ter uma visão homogénea e esteriotipada de nossas identidades culturais e busquemos favorecer uma visão dinâmica, contextualizada e plural. Afim de reconhecer, renomear e trabalhar nossas raízes culturais. Estimulando que se fale de diversas formas de como se perceber a construção de nossa identidade, através da socialização em pequenos grupos. Com o objetivo principal de construir a identidade cultural de cada um.

"Confira abaixo o trailer do filme, garanto que se você ainda não assistiu, vai querer assistir"



*[arquivo atualizado em 02 de Junho de 2009]
  • Atividade complementar do dia 05/05/09
Texto: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA e o Filme Crash no limite

Bibliografia:
  • do texto: [Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p.
  • do filme: Crash - No Limite(Crash, 2004) »Direção: Paul Haggis »Roteiro: Paul Haggis, Robert Moresco »Gênero:Drama »Origem: Alemanha/Estados Unidos »Duração: 113 minutos »Tipo: Longa

terça-feira, 5 de maio de 2009

Construindo o conhecimento

O que é um currículo?


"Ao contrário do que muita gente pensa um currículo não é apenas uma folha de papel, onde se coloca seus dados pessoais, escolaridade e experiências profissionais seu significado esta associado a distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemónicas em um dado momento." (Nathália Barbosa)
Podemos definir o currículo como:
  1. os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
  2. as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
  3. os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
  4. os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
  5. os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  6. atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar (o chamado currículo oculto).
O conhecimento escolar é um dos elementos centrais do currículo e sua aprendizagem constitui condição indispensável para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser aprendidos, criticados e reconstruídos por todos os estudantes do pais. Concebemos o conhecimento escolar como uma construção especifica da esfera educativa, não como uma mera simplificação de conhecimentos produzidos fora da escola. Quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, contruidos ensinados e aprendidos nas praticas de utilização da linguagem. A palavra cultura implica portanto, o conjunto de praticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo.
  • Aula do dia 28/04/09
Texto: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

Bibliografia:

[Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Caos na educação?


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"

(Mahatma Gandhi)

O caos que podemos observar na educação, nos faz refletir a cerca do que tem ocasionado a decadência dos sistemas educacionais hoje e as possíveis soluções para tal problema. Com base em pesquisas e no que se observa na realidade. Enumeraremos a seguir as principais suspeitas acerca do que possa estar acontecendo.

As suspeitas: O que vemos hoje?
  1. Quanto mais se fala em qualidade de ensino, mais parece estar se perdendo o sentido dos objetivos prioritários da escola.
  2. A precariedade na formação profissional dos professores implica nos baixos resultados da aprendizagem escolar.
  3. Grande distanciamento entre as teorias pedagógicas e a vida diária do trabalho docente.
  4. Boa parte dos formadores de professores resistem a converter os saberes das ciências da educação em saberes pedagógicos.
  5. Redução do interesse investigativo pelas questões pedagógico-didáticas ligadas a qualidade da aprendizagem dos alunos.
  6. Não atentamento para a realidade institucional e social das escolas.
  7. Ocorrência de um certo afrouxamento nas praticas escolares, os quais podem estar contribuindo para manter a exclusão social.
  8. Em certos setores do campo educacional perpassa a crença de que seus pontos de vista são "avançados", o dos demais, "ultrapassados".
Tomando essas suspeitas como base podemos fazer uma reflexão sobre o assunto e até propor ações que possibilitem uma mudança no que esta acontecendo com a educação.

As apostas: O que pode ser feito?

  1. É preciso definir os objetivos de formação a serem promovidos pela escola.
  2. Uma educação de qualidade depende de uma formação teórica e pratica dos professores.
  3. Os professores devem ampliar sua cultura geral, afim de tornar-se sujeitos pensantes e críticos.
  4. Os professores devem possuir domínio dos conteúdos.
  5. Devemos ligar os conteúdos de formação com as experiências vividas na pratica das escolas.
  6. Introduzir na formação de professores uma nova visão do ensinar e aprender.
  7. Reavaliar o perfil dos formadores de professores na formação inicial e continuada.
  8. Investigar mais sobre formas de avaliação dos processos e resultados das ações de formação continuada.
  9. Necessidade de mudanças nas condições salariais e de trabalho.

. Aula do dia 14/04/09

Texto: Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas

Bibliografia: LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.