terça-feira, 21 de abril de 2009

O Portfólio como meio de avaliação formativa

Nos não sabíamos o que era um portfólio e nem que ele era utilizado como meio de avaliação formativa. E talvez por isso num primeiro momento não havíamos gostado muito da ideia, pensávamos que teríamos muito trabalho e ate que não conseguiríamos fazê-lo. Porém, apartir do momento em que cada um de nos criou seu blog e começou a dar vida a confecção de seu portfólio, começamos a compreender que nós enquanto alunos temos capacidade de produzir reflexões muito boas sobre diversos assuntos. E com a troca de informações e uma maior familiarização com as diversas ferramentas que estão ao nosso alcance estamos progredindo muito rumo aos nossos objetivos.

O Portfólio eletrônico já vem sendo utilizado como procedimento de avaliação formativa em algumas universidades e cursos de graduação, principalmente na formação de professores, como no nosso caso, evidenciando bons resultados. Encontramos um exemplo real sendo relatado no seguinte artigo de autoria da Prof° Joana Di Santo: Portfólio como auto-regulador de aprendizagem

Para a elaboração de um portfólio eletrônico deve-se criar um blog o qual abrigara um conjunto de produções do aluno em seu processo vivenciado de aprendizagem e de construção de conhecimento, selecionando de forma auto-avaliativa, critica e cuidadosa, os melhores trabalhos produzidos pelo aluno. Sendo assim cada um de nós, a seu modo, pode expressar e evidenciar o que aprendeu, como aprendeu e o que ainda não aprendeu.

*[arquivo atualizado em 02 de Junho de 2009]


  • Aula do dia 07/04/09

Texto: Construindo um portifólio eletrônico

Bibliografia: AMARO DE ARAÚJO, Ivanildo.Construindo um portfólio eletrônico:Situando a avaliação formativa na formação de professores. Rio de Janeiro, 2009.